Um drone agrícola da Amazon Informática (empresa brasileira sedeada no Fundão) despertou curiosidade geral na Feira de Inovação Agrícola do Fundão. As demonstrações práticas atraíram crianças, jovens e adultos que quiseram ver o drone a pulverizar as árvores frente ao multiusos em tempo recorde. Custa cerca de trinta mil euros, tem capacidade para pulverizar 16 hectares por hora, uma autonomia entre 10 e a 15 minutos e nos próximo dias vai andar a fazer demonstrações em várias explorações agrícolas da região. “A participação da Amazon Informática no certame produziu efeito”, diz Marcos Silva, diretor de tecnologia naquela empresa.
A inovação agrícola deu o mote a esta primeira edição de uma feira que nas palavras do presidente da Câmara, Paulo Fernandes, foi uma “aposta ganha”. “Creio que quer para profissionais, quer para expositores, para agricultores ou para o público em geral, a feira foi importante para perceber a evolução da agricultura, nomeadamente na região e as tendências em diferentes fileiras agrícolas no nosso território que é um verdadeiro laboratório dada a diversidade que comporta”
O autarca faz também um balanço positivo quanto à componente dos colóquios, que proporcionaram a partilha de conheci- mentos sobre o que de melhor que está a ser feito a nível nacional e internacional nalgumas áreas e a criação de redes para beneficiar os agricultores. “Esta feira pode ajudar a criar redes de âmbito nacional e transnacional para beneficiar os agricultores”, refere. “É uma aposta ganha a que vamos dar continuidade e já estamos entusiasmados a preparar a segunda edição”, Paulo Fernandes destaca também o aproveitamento dos espaços laterais do multiusos para as tasquinhas e sublinha o trabalho do vereador Pedro Neto na coordenação do certame.
Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.